top of page

PPA | Apesar da ausência do prefeito, Vila Velha esteve representada em evento com ministra


Vila Velha esteve representada na Plenária do Planejamento Plurianual Brasil Participativo do Governo Federal nesta quinta-feira (13) por meio dos vereadores Joel Rangel e Tita.


Também marcaram presença o servidor da saúde, Hudson Vassoler, que defendeu formalmente a proposta dos capixabas para área da saúde, com foco no fortalecimento e valorização do SUS e o canela-verde, Rafael Primo.


Apesar da importância do evento, visto a discussão do uso das verbas públicas federais nos estados e municípios, não houve nenhum representante oficial do executivo municipal.


O evento contou com a presença da ministra do orçamento e planejamento Simone Tebet, e inúmeras outras autoridades estaduais e de demais municipios que estiveram reunidas colocando as demandas da população.



"Nós também em breve vamos votar o PPA do município de Vila Velha, interagir com essa discussão no âmbito nacional é garantir a participação de municípios como o nosso, com tantos desafios, naquilo que o governo federal discute Brasil afora." avaliou o vereador Joel Rangel.





"A importância do povo participar dessa discussão é saber onde o governo vai aplicar o seu recurso. Isso é importante para o Estado do Espírito Santo e principalmente para a nossa cidade Vila Velha" complementou o vereador Tita.



Rafael Primo, exponente político da cidade, também reforçou essa importância popular. "O PPA cuida realmente das demandas da sociedade. Muito bem representadas pelos setores que estão no dia a dia, mapeando e verificando o que está acontecendo em nosso Estado. O que traz a certeza de que vamos camihar no caminho correto. Depois de um apagão de quatro anos, temos um governo que acolhe. Como cidadão vim ver o que Vila Velha precisa e como ela se encaixa nesse planejamento".


Dentre as propostas apresentadas, a referente à saúde teve a defesa realizada pelo servidor Hudson Vassoler, que destacou a importância do governo federal fortalecer o SUS. "Precisamos que seja cumprido os dez por cento do orçamento bruto para a saúde. Temos que ter investimento também na saúde mental, não temos ninguém bem mais! Precisamos que estados, municipios acolham a população, invistam na saúde"


Qualquer cidadão pode também participar do PPA, basta acessar a plataforma https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br para votar nas propostas ou propor novas sugestões.


Encaminhamento


As propostas colhidas serão sistematizadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República e encaminhadas para a Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Posteriormente, o MPO ajusta essas contribuições e as submete à análise das equipes técnicas dos ministérios afins para a eventual incorporação ao PPA, que deve ser encaminhado para a votação do Congresso Nacional até o dia 31 de agosto.


PPA em Vila Velha


Em junho deste ano, o Governo do Espírito Santo formalizou na União a listagem dos investimentos federais considerados prioritários para o Estado, sendo novamente reforçada à ministra Simone Tebet pelo governador Renato Casagrande.


Dentre as 14 propostas, Vila Velha será beneficiada diretamente por:



Demandas prioritárias apresentadas pelo Governo do Espírito Santo ao Governo Federal:Barragem do Rio Jucu, além da Requalificação dos rios Marinho e Aribiri.


Confira todas as obras solicitadas:


Relicitação da concessão da BR-101;

Duplicações na BR-262;

Fortalecimento do Corredor da Ferrovia Centro-Leste (Trecho Nair a Pirapora e Pirapora a Sete Lagoas – FCA e trecho de Cariacica a Anchieta e Anchieta ao norte do Estado do Rio de Janeiro – EF-118);

Ampliação do Aeroporto de Cachoeiro;

Implantação da 3ª Ponte de Colatina;

Ampliação da capacidade da BR259;

Adequação da BR447;

Barragem do Rio Jucu;

Macrodrenagem do bairro Guriri;

Construção do Hospital Geral de Cariacica;

Requalificação do rio Marinho;

Requalificação do rio Aribiri;

Recuperação e contenção costeira da orla da Anchieta/Piúma;

Fixação da foz dos rios Cricaré e Mariricú.




0 comentário

Comments


bottom of page