top of page

Projeto vai realizar inventário e conservação das vestes das imagens do Convento da Penha



No mês em que a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, o Convento da Penha e o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – Casa da Memória, rendem homenagens à Nossa Senhora. O projeto intitulado “Inventário e conservação preventiva das vestes têxteis do acervo escultórico do Convento da Penha, em Vila Velha–ES”, que foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult–ES) no Edital 06/2022, será apresentado no Santuário de Nossa Senhora da Penha.


O projeto tem o objetivo de realizar a inventariação e a conservação preventiva das vestes do acervo do Convento, bem como beneficiar o conhecimento das práticas simbólicas e culturais insertas nas tradições da religiosidade católica, assim como na história da arte sacra do Espírito Santo. Algumas etapas técnicas estão sendo seguidas, como a reestruturação e organização da reserva técnica; o inventário do acervo e procedimentos técnicos de conservação preventiva; por fim, a produção de um catálogo referente ao acervo.


Financiado pelo Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura – ES), este projeto tem como proponente o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – Casa da Memória, sob a presidência do Gestor Cultural, Luiz Paulo Siqueira Rangel. Idealizado inicialmente em conjunto com a voluntária e devota de Nossa Senhora da Penha, Célia Dalvi Brunelli, o projeto tem a autoria da professora doutora e conservadora de obras de arte, Fuviane Galdino Moreira, que também assina pela coordenação técnica do trabalho; bem como à especialista em conservação preventiva de têxteis e vestuário, a Professora Dra. Carolina Morgado Pereira, orientadora de todos os procedimentos de conservação e acondicionamento das peças em apreço.


O grupo técnico de alta competência e especialista em acervos têxteis, conta ainda com a Museóloga Anne Barcelos e as técnicas em conservação, Flávia Zanardine e Carolina Avila. A professora e fotógrafa Zanete Dadalto, realizará as fotos para fazer parte do Relatório final do projeto.


Este é mais um projeto importante para a conservação do centenário e fabuloso acervo do Convento da Penha. O IHGVV manifesta gratidão por estar a frente desse projeto. “Nós do IHGVV nos sentimos gratos e honrados por estar a frente desse projeto. E agradecemos ao Frei Djalmo Fuck, Guardião do Convento da Penha, e a Província Franciscana, pela confiança e por ter nos dado o privilégio de realizar mais esse projeto. Viva Nossa Senhora Aparecida!”, comemorou o presidente do Instituto.



0 comentário

Comments


bottom of page