top of page

Rendeiras da Barra do Jucu são destaques no Ceará. Baixe e-book gratuito!

O e-book “Barra do Jucu: entre rendas, redes e raízes. Uma jornada pela história, cultura e natureza da região” alça vôo e é lançado em Fortaleza, Aquiraz e Trairi (CE).


BAIXE AQUI O EBOOK GRATUITAMENTE


À convite do CEART (Centro de Artesanato do Ceará), órgão pertencente à Secretaria Estadual de Proteção Social do Ceará, o e-book fotográfico “Barra do Jucu: entre rendas, redes e raízes. Uma jornada pela história, cultura e natureza da região” alça vôo e é lançado também em Fortaleza, Aquiraz e Trairi, municípios de grande produção artesanal do Ceará.  


A iniciativa foi possível graças à uma série de ações: a iniciativa das professoras do curso de Publicidade e Propaganda da UVV, organizadoras do e-book, Aparecida Torrecillas e Elizabeth Nader que inscreveram o projeto no edital da Secult; do convite  e acolhimento do CEART em nome da coordenadora Germana Mourão e das rendeiras da Barra do Jucu,  Regina Ruschi, Rosiane Biet e Pamella Bietque participaram ativamente.  


O projeto foi inscrito e contemplado no edital de Locomoção para Circulação e Intercâmbio de Profissionais do Setor Cultural do Espírito Santo, viabilizado por meio de recursos do Funcultura, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Espírito Santo, e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Proteção Social do Ceará e da Universidade Vila Velha.


A programação do dia 2 a 4 de maio incluiu, além do lançamento do e-book, exposição de fotos, visitas técnicas aos espaços de concentração de rendeiras e demais artesãos locais, rodas de conversa entre as rendeiras cearenses e capixabas e muita troca de saberes e experiências.


Em evento inédito entre as Rendeiras de Bilro da Barra do Jucu e de três diferentes regiões do Ceará, o projeto “Entre rendas, redes e raízES”, transcendeu a mostra de produtos feitos em cada região e se revelou como uma celebração à criatividade, à inovação e expressão artística, favorecendo o fomento a novas criações, a troca de conhecimentos técnicos, aos entendimentos de lógicas organizacionais para comercialização dos produtos artesanais,  enfim uma diversidade ampla de novos saberes e práticas. 




Segundo Regina Ruschi, coordenadora do grupo “Barra de Renda”, “o intercâmbio entre nós, rendeiras de bilros da Barra do Jucu e as do Ceará foi enriquecedor demais! Viajar com as professoras da UVV Elizabeth Nader e Cida Torrecillas, uma oportunidade extremamente salutar de aprofundar nas questões abordadas pelo ebook “Entre Redes, Rendas e Raízes” e vislumbrar novas possibilidades de alcance desse trabalho.  Nossa vivência de rendeiras de bilros capixabas com as de lá foi uma linda troca de saberes e fazeres que certamente contribuirá para o fortalecimento mútuo. Recebemos deles a experiência dos que nunca pararam com seu ofício tradicional e por isso têm enorme experiência e habilidade no fazer das rendas... e, levamos para lá a garra, a determinação dos que já tiveram esse ofício quase que extinto em terras capixabas por 45 anos e que hoje envolvem crianças e jovens na cultura, criam produtos e buscam formas de torna-lo sustentável nos tempos atuais.”


Já o e-book foi realizado junto aos alunos nas disciplinas Direção de Arte e Fundamentos da Fotografia, respectivamente ministradas por elas, no Curso de Publicidade e Propaganda da UVV, no semestre 2023-2. O projeto promoveu a pesquisa teórica, a vivência em campo, a elaboração de conteúdos em sala de aula e, por fim, a socialização dos resultados. Os alunos tiveram a oportunidade de revelar seus olhares sensíveis voltados às peculiaridades locais e unir os conceitos estudados, criando a publicação que, em seus cinco capítulos, discorre poeticamente sobre o trabalho das rendeiras de bilro, tendo como pano de fundo a história, cultura e natureza da região. 


Enquadrando cenários paisagísticos de belezas exuberantes, capturando movimentos de bilros e ondas, valorizando cores em tambores e rendas; destacando texturas e formas em embarcações e redes; emoldurando a história em luzes e sombras, os alunos produziram um registro extremamente relevante para a a preservação desse patrimônio da Barra e do Espírito Santo que é o trabalho das rendeiras, uma tradição que precisa permanecer viva e reconhecida.



Anteriormente, o e-book já havia sido lançado em evento na República da Barra (espaço gastronômico e cultural da Barra da Jucu), em 25/11/2023, com a presença dos professores e da coordenadora do curso de Publicidade da UVV, além das rendeiras participantes do projeto e da comunidade local. 


A ampliação desse trabalho realizado por alunos da UVV para além das fronteiras do Espírito Santo reafirma o papel articulador de conhecimento e cultura entre universidade e comunidade.



0 comentário

Comments


bottom of page