top of page

Rendeiras de bilro lançam coleção durante festa na Barra do Jucu





Uma tradição que quase desapareceu se renova depois de quase 50 anos na Barra do Jucu. No próximo dia 22, a renda de bilro ganha os holofotes no lançamento da coleção de moda desenvolvida pelas designers ElianRamile e Zezé Monteiro.

Elian, que já foi responsável pela criação de figurinos para “Malhação”, da Rede Globo, e Zezé, que participou da Casa de Criadores de Moda em SP, criaram a coleção que abre a II Festa do Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha, na Praça Pedro Valadares, na Barra.


As duas se encantaram com as rendas de bilro da Barra do Jucu e mergulharam de cabeça no projeto social Barra de Renda. Ao som dos tambores de congo, a apresentação tem como cenário a igrejinha da praça e vai abrir a festa.


“Vamos usar o linho e as rendas para criar peças afetivas e eternas, aquelas que passam de mãe pra filha, de avó para neta”, explicaram.

A renda de bilro virá em aplicações, entremeios e patchworks, modelada e costurada por Ro Baptista, com um acabamento refinado. Segundo Zezé e Elian, as rendas feitas à mão vem atraindo grandes grifes por que remetem a um trabalho ancestral, que casa com a tendência atual de buscar aconchego e criar vínculos emocionais com a roupa.

História

A renda de bilro é feita com um fio bastante fino, um trabalho manual delicado e demorado, passado de geração para geração. Nos anos 70, a tradição foi esquecida na Barra do Jucu, iniciando-se seu resgate 45 anos depois, em 2015, através da arquiteta Regina Ruschi, moradora da Barra há 25 anos e à época co-fundadora do Museu Vivo da Barra do Jucu, que criou a primeira oficina de renda de bilro local.



Para manter viva a tradição, Regina contou com duas rendeiras antigas: dona Enedina, hoje com 87 anos, e dona Rosinha, que morreu em 2019, aos 89 anos.

“Dona Rosinha, nossa primeira mestra, nos ensinou e deu as condições de resgate. Por isso, 20 de julho, dia de seu aniversário, foi instituído por Lei Municipal de autoria do vereador Joel Rangel como Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha. Dona Enedina, nossa atual mestra, faz rendas maravilhosas, nos transmite seus conhecimentos pela oralidade e dá aulas avançadas de rendas de bilros para o grupo”, explicou Regina.



As oficinas começaram com 10 alunas. Hoje acontecem todos os dias no ateliê do grupo Barra de Renda, de forma gratuita, para ensinar renda de bilro a 60 mulheres da Barra, de Meaípe, de outros bairros de Vila Velha e toda a Grande Vitória, sendo ministradas por Mariza Gervasio e Rosiane Biet, já formadas pelo grupo.

“Temos criança de 7 anos e minha mãe, Giza, de 91 anos, fazendo renda na mesma sala”, contou.



II Festa do Dia da Rendeira de Bilro de Vila Velha

19h, abertura com lançamento da coleção de moda

Apresentação da roda de rendeiras

Oficina de rendas de bilro

Mostra dos produtos de renda de bilro

Apresentação da banda Barratuque, Izar e Banda de Congo Tambor de Jacarenema

Realização: Barra de Renda

Sábado, 22 de julho, 19h, na Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu, Vila Velha-ES


Fotos: Débora Benaim



0 comentário

Comments


bottom of page