top of page
Foto do escritorDouglas Dantas

Resenha | “A Euforia do Corpo”, 10º livro de Anaximandro Amorim tem lançamento esta noite



Por Douglas Dantas*


Anaximandro Amorim lança nesta quinta-feira, 29 de setembro, seu décimo livro a partir das 19h, na Academia de Letras de Vila Velha, onde ocupa a cadeira 12 do patrono José de Alencar.


Antes da sessão de autógrafos, será realizada uma palestra em que, junto com nosso colunista Italo Wyatt, irá desvendar as corporalidades em “A euforia do corpo”.


Na nova obra do escritor, nascido em Vila Velha, o corpo é o personagem principal. Com a delicadeza de um desnudar de um robe de seda, Anaximandro vai revelando as conexões do nosso íntimo, entre corpos.


Sexualidade e sensualidade humana têm sido tabus por parte de uma hipócrita parte da sociedade que se diz conservadora, mas em sua maioria nota-se ávida por experimentações corporais. Afinal, “qualquer hora se explode o que está contido, não há como proibir o que já foi proibido, não há como segurar o ar comprimido”.


Anaximandro consegue assim ultrapassar esses estigmas e trazer o tema de maneira leve, mas que ao mesmo tempo nos corta a carne em emoções, imaginando as mais diversas sensações, ao mergulharmos entre seus poemas viajando por entre os corpos por ali descritos.


Mas os corpos de Anaximandro vão além das sensações sensuais e sexuais. Está ali também o corpo que aguenta a dor, o sofrimento e as cargas físicas e emocionais de uma sociedade. O corpo em que se estabelece sinapses, em que apoiado em pés ao longe se vai. O corpo de cicatrizes, “um código impresso pelo tempo.”


O não-corpo também está registrado, são mutilados em deficientes, são diferentes em anões por exemplo. E vai além, questionando a beleza imposta por uma sociedade. “Seria o não-corpo um contraponto do belo? e a feiura? seria ela apenas um desvio padrão?”.


Ler "A euforia..." é ‘tomar as rédeas do corpo”, é rever conceitos de um bem que usamos e abusamos diariamente e as sequer damos atenção.


Lançamento Data: 29/09 (quinta-feira) 19h - Venda do livro 19h30 - Palestra com o autor, com o título: “As corporalidades em ‘A euforia do corpo’, de Anaximandro Amorim” 20h30 – Autógrafos Onde: Academia de Letras de Vila Velha, Rua Vinte e Três de Maio, 83, Prainha, Vila Velha. CEP. 29.100-100


“A euforia do Corpo” e demais livros de Anaximandro pode ser adquirido em http://anaximandroamorim.com.br Facebook https://www.facebook.com/anaximandro.amorim Instagram @anaximandroamorim @anaximandroamorim2



*Jornalista com mais de 20 anos de mercado. Especialista em educação. Diretor do Sindijornalistas e vice-presidente Sudeste da Fenaj. Budista, amante de livros e um bom vinho.

0 comentário

Comments


bottom of page