Os partidos considerados entre os extremos da política brasileira, o PL de Bolsonaro da extrema-direita e o Psol, atualmente base de Lula, do campo progressista de esquerda, marcaram para este sábado (19) eventos na cidade para discutirem o futuro das siglas nas eleições de 2024.
O PL realiza seu encontro estadual em cerimonial no Centro de Vila Velha às 9h. No mesmo dia, em Araçás, o PSOL realiza sua plenária municipal às 14h.
Entrevistamos o vereador Devacir Rabello (PL), principal nome do PL na cidade e Mônica Alves, presidente do PSOL Vila Velha, para comentarem sobre os eventos dos partidos.
PSOL
Segundo a Professora Mônica Alves, a plenária deste sábado irá iniciar as discussões do próximo pleito.
“Amanhã será objeto de discussão as teses das correntes, que serão votadas pelos filiados. Esse resultado formará a porcentagem para compor o diretório estadual, nacional e municipal. Quando terminarem as plenárias, começamos a pensar nos pré candidatos. Normalmente temos a chapa completa” explicou Mônica.
Em 2020, a professora foi candidata à prefeita, alcançando 4.652 no primeiro turno, ficando em sétimo lugar.
Apesar da coligação nacional nas últimas eleições presidenciais, Mônica avalia que o PSOL deve vir com chapa ‘puro-sangue’ para o pleito municipal.
Outra cotada para disputar cargos majoritários no pleito 2024, é a também professora Luciana Santos. Que avalia a necessidade do partido se rejuvenescer, ampliar o apoio com demais políticos do campo da esquerda no município, mas também defende uma chapa puro-sangue.
Recentemente, Luciana esteve em Brasília, na Marcha das Margaridas, onde articulou o apoio da deputada Samia Bonfim para as eleições municipais em Vila Velha.
PL
Quanto ao PL, em Vila Velha, o vereador Devacir Rabelo tem sido a principal figura política local. Visto que em âmbito nacional, o PL já anunciou que não aceitaria coligações com candidatos ao executivo que tivessem apoio de partidos da esquerda. Com isso, caso se mantenha a aliança do Podemos de Arnaldinho Borgo e PSB de Casagrande, Devacir ficaria livre para uma candidatura à prefeito.
Nas últimas eleições municipais, Devacir Rabello, ficou em 20º lugar dentre os votados para vereador, sendo eleito com 1.633. Para deputado federal, em 2022, alcançou 22.359 votos. Desses, 17 mil teriam seriam eleitores de Vila Velha. Desbancando várias figuras conhecidas da cidade. “Somente o candidato apoiado pelo atual prefeito logrou uma votação superior à minha” , comenta o vereador.
Sobre o evento deste sábado e o pleito de 2024, Devacir avalia que “a discussão acerca do debate eleitoral será abordada em momento adequado. Recebo com sincera satisfação e com profunda responsabilidade as menções ao meu nome sempre que se abordam possíveis candidaturas majoritárias na cidade”.
Quanto às alianças, ele reforça ser “indubitável para mim que o PL, hoje o maior partido do país, não estabelecerá alinhamentos com partidos e candidatos associados à esquerda”.
Sobre sua atuação na Câmara de Vereadores e sua relação com o atual prefeito Arnaldinho Borgo, o vereador afirma ser independente. “Em relação a outros assuntos, o único comentário que me cabe destacar é que a gestão municipal repousa sob a responsabilidade única do Prefeito”.
Por fim, Devacir confirma a possibilidade de vir candidato a prefeito. “Desde o início de meu mandato, sempre fui transparente quanto à minha aspiração de um dia liderar nossa cidade como Prefeito. Expus essa intenção em diversos momentos, inclusive na primeira reunião aberta entre os Vereadores e o atual Prefeito. No entanto, tudo ocorre a seu tempo. Atualmente, meu compromisso é entregar um mandato eficiente e propositivo aos munícipes. Concluo reiterando que, se a liderança nacional, representada nosso líder Jair Bolsonaro, e nossa Executiva Estadual, endossada pelo Senador Magno Malta, confiarem a mim tal missão, certamente atenderei ao chamado”.
Confira a entrevista completa do vereador Devacir Rabelo.
Atualmente, o cerne de nossas atividades concentra-se no diligente desempenho do mandato de Vereador. A discussão acerca do debate eleitoral será abordada em momento adequado. Recebo com sincera satisfação e com profunda responsabilidade as menções ao meu nome sempre que se abordam possíveis candidaturas majoritárias na cidade. Essa atenção é certamente reflexo do resultado das eleições de 2022, onde alcancei a marca de 22.359 votos para Deputado Federal. Ressalto que, destes votos, aproximadamente 17 mil foram obtidos em Vila Velha. Tal feito foi alcançado com uma modesta arrecadação de recursos, colocando-me como o segundo candidato mais votado no município, superando nomes tradicionais da política local, como ex-prefeitos, deputados com mandato e até membros de alto escalão do Estado, tais como Max Filho, Neucimar Fraga, Rafael Favatto, Amaro Neto, Soraya Manato, Lauriete, Majeski, Coronel Ramalho, entre outros. Somente o candidato apoiado pelo atual prefeito logrou uma votação superior à minha.
Dentro do Partido Liberal (PL), temos plena liberdade para discutir quaisquer pautas, apresentar nossa perspectiva e visão para a cidade, estado e nação. Hoje, me defino como um “soldado” do partido. Estou confiante de que as decisões do nosso presidente e líder, o Senador Magno Malta, tomadas em consonância com nossa Executiva Estadual e com a valiosa contribuição do nosso Presidente Municipal, Carlos Salvador, estarão em plena harmonia com a trajetória que temos trilhado.
É possível que muitos, não familiarizados com nosso trabalho, desconheçam nossa postura política. Desde sempre, pautei minha atuação como um Vereador de postura independente. Os registros em redes sociais atestam essa trajetória, evidenciando nosso comprometimento inabalável com as convicções e pautas que defendemos, atendendo às demandas da população e votando em prol dos interesses dos cidadãos canela-verde. Ressalto que os poderes, embora harmônicos, são independentes. Caso haja necessidade de classificação, então afirmo que sou Vereador independente. Em relação a outros assuntos, o único comentário que me cabe destacar é que a gestão municipal repousa sob a responsabilidade única do Prefeito.
No tocante à decisão de alianças ou composições partidárias, é indubitável para mim que o PL, hoje o maior partido do país, não estabelecerá alinhamentos com partidos e candidatos associados à esquerda. Quaisquer outras questões devem ser encaminhadas à diretriz de nosso Senador Magno Malta. Desde o início de meu mandato, sempre fui transparente quanto à minha aspiração de um dia liderar nossa cidade como Prefeito. Expus essa intenção em diversos momentos, inclusive na primeira reunião aberta entre os Vereadores e o atual Prefeito. No entanto, tudo ocorre a seu tempo. Atualmente, meu compromisso é entregar um mandato eficiente e propositivo aos munícipes. Concluo reiterando que, se a liderança nacional, representada nosso líder Jair Bolsonaro, e nossa Executiva Estadual, endossada pelo Senador Magno Malta, confiarem a mim tal missão, certamente atenderei ao chamado.
Comentarios