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Seus Direitos | Falhas em ônibus fazem mãe carregar filha deficiente no colo



Giovana Alves, moradora do bairro Vila Garrido, em Vila Velha, enfrenta constantemente problemas com ônibus que têm elevadores quebrados, situação tem forçado a carregar sua filha deficiente de 11 anos no colo.


Confira aqui o vídeo.

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Na última semana, o elevador do ônibus da linha 660 falhou, e Giovana teve que contar com a ajuda do motorista para levantar a cadeira de rodas manualmente. Ao desembarcar no Terminal de São Torquato, uma passageira que presenciou a cena registrou o momento e compartilhou nas redes sociais, gerando indignação.


Segundo Giovana, essa não foi a primeira vez que ela enfrentou problemas desse tipo. Situações semelhantes já ocorreram nas linhas Transcol 660 e 671, e também nas linhas 522 e 572, que circulam na capital. Ela ressalta que o problema é recorrente, afetando não apenas sua rotina, mas também a de muitos outros usuários que dependem do transporte público.




O editor deste VVemDia, Douglas Dantas, reforça que nos últimos dias também presenciou no 606 e no 557 situação semelhante com os elevadores apresentando falhas. "Quase que não conseguiram embarcar os passageiros. Nas duas ocasiões os elevadores travaram e não obedeciam os comandos. Com muita dificuldade voltaram a funcionar. Mas além de gerar preocupação aos deficientes, atrasou por vários minutos a viagem dos passageiros que aguardaram indignados a situação de desrespeito aos deficientes. "



Seus Direitos



O advogado Flávio Fabiano aconselha os passageiros a documentarem incidentes como os relatados acima, para que possam exigir providências dos órgãos competentes e, se necessário, buscar reparação judicial.


"Essa situação demonstra um descaso tanto das operadoras do Transcol quanto do governo estadual, que falham em garantir as condições adequadas para pessoas com deficiência. É fundamental que os afetados registrem fotos e vídeos e encaminhem essas denúncias ao Ministério Público, à Defensoria Pública e/ou à ouvidoria do estado", orienta Fabiano.


Ele também destaca que, em casos de danos materiais ou morais resultantes de falhas no serviço de transporte, como acidentes ou constrangimentos, os responsáveis, incluindo o Estado, podem ser responsabilizados judicialmente.


Resposta da Ceturb-ES


Em resposta, a Ceturb-ES ressaltou que as concessionárias são responsáveis por manter os veículos em condições seguras, incluindo a realização de manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento dos elevadores. A empresa afirmou que motoristas e cobradores devem testar os elevadores antes de iniciar a operação, e que, em caso de falha, o ônibus não deve circular.


A Ceturb-ES realiza vistorias programadas em 100% da frota a cada seis meses, além de vistorias-surpresa para verificar as condições dos veículos. No entanto, a empresa reconhece que problemas podem surgir entre as vistorias e, nesses casos, multas podem ser aplicadas às concessionárias.


Os passageiros que testemunharem falhas podem denunciá-las à Ceturb-ES pelos seguintes canais:

- Telefone fixo: 0800 039 1517;

- Qualquer telefone: 3232 4500;

- E-mail: disqueceturb@ceturb.es.gov.br;

- Site: ceturb.es.gov.br/fale-conosco.


Para que a denúncia seja apurada, é importante que o passageiro informe o número do veículo, a linha e o horário da viagem, ou a placa do ônibus.


Confira aqui o vídeo

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