top of page

Vereadores criam CPI da EDP para cobrar fiação excessiva




Os vereadores de Vila Velha criaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as responsabilidades da prestadora de serviços EDP - Espírito Santo em relação à situação da fiação excessiva, em desuso e em desalinho, instaladas nos postes de energia elétrica do município de Vila Velha.


Na primeira reunião, realizada no início de maio, a CPI da EDP discutiu sobre os serviços prestados pela empresa EDP - Espírito Santo no município e sobre a poluição visual espalhada pela cidade causada pelo excesso de fios inutilizados cuja responsabilidade é da prestadora de serviços.


“Essa comissão tem o objetivo de investigar o descaso que existe em nosso município. Descaso, porque esses fios que ficam expostos em nossa rede elétrica muitas vezes de empresas operadoras de internet ou telefonia, podem causar acidentes para os nossos moradores e para as pessoas que transitam em nossas ruas. Esta CPI é justamente para fazer valer a Lei 6101/2018, de iniciativa do vereador Osvaldo Maturano (PSDB), que em seu inciso 2° diz “a empresa concessionária ou permissionária de distribuição de energia elétrica fica obrigada a notificar as demais empresas que utilizam os postes das redes de energia elétrica como suporte de seus cabeamentos a fim de que estas procedam também, concomitantemente, o alinhamento dos seus fios e cabos e demais elementos por elas utilizados e/ou a retirada dos fios e cabos que não estiverem em utilização”. Esses cabos e fios devem ser retirados por essas empresas e nós vamos trazê-las a esta Casa de Leis para poder discutir esse descaso que acontece em nosso município.” analisa o vereador Renzo Mendes (PP).


Para a próxima reunião os membros da CPI convidaram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, através da Secretária interina, Adriana Villa-Forte de Oliveira, para comparecimento à próxima reunião, a fim de detalhar pontos importantes sobre a prestação de serviços da Concessionária de Energia no município. Também ficou definida a participação do Ministério Público, mais precisamente a Promotoria de Vila Velha, para que compareçam a todas as reuniões desta CPI.


A comissão ainda decidiu pelo convite ao Ilustre deputado Vandinho Leite (PSDB) para uma apresentação propositiva em uma das reuniões, em momento oportuno, tendo em vista que o deputado figurou como presidente da CPI da EDP ES realizada na Assembléia Legislativa do ES


As reuniões da CPI ocorrerão todas as quintas-feiras, às 10h00m, no Plenário da Câmara Municipal, iniciando-se em 12/05/2022, até o encerramento dos trabalhos, com previsão de duração de 90 (noventa) dias. A Comissão Parlamentar de Inquérito é presidida pelo vereador Renzo Mendes e possui como membros os vereadores Joel Rangel, Fábio do Vale, Welber da Segurança e Devacir Rabello.

0 comentário

Comments


bottom of page