top of page

Vereza aponta crise na política canela-verde com reflexos na reeleição de Arnaldinho








Em carta aberta endereçada ao nosso jornal, o expoente Cláudio Vereza, ex-presidente da Assembleia Legislativa e uma das principais figuras políticas do cenário capixaba, avalia o atual cena política em Vila Velha, colocando em xeque a reeleição do atual mandatário, Arnaldinho Borgo, até pouco tempo dada como certa. 


Carta de Vereza:


Venho respeitosamente propor uma reflexão, provocada pelas análises do cenário político de Vila Velha que estão presentes nas redes, nas editorias e colunas políticas capixabas.

No seu conjunto essas publicações retratam destacadamente as intervenções dos dois candidatos oriundos do “Podemos” e a disputa renhida pelo campo político Conservador/ Direita/Extrema Direita de Vila Velha e a as dificuldades do prefeito municipal em consolidar as alianças político partidárias com a perda seguidas de partido que eram dados como garantidos na sua coalisão para reeleição. Com isso o foco da cobertura jornalística ficou concentrado no campo de direita na cidade.



continua após a publicidade


A crise política do candidato à reeleição que transparece no noticiário foi tema de um debate interno do PT de Vila Velha nos últimos meses e de um texto por mim publicado nas redes sociais há algumas semanas. Mas a perda de poder político do prefeito não foi causada somente pela entrada de um outro candidato direitista que surgiu de dentro de seu próprio partido e que disputa com ele a bandeira da direita e da extrema direita.


A firme decisão do PT lançar candidatura causou-lhe outro forte abalo, uma vez que ele contava com esses votos, como se fosse atraí-los posando ao lado de políticos de esquerda e de centro-esquerda, (ensaiando outra guinada ideológica) ao tentar escolher um vice do PSB, agindo como se um partido histórico na cidade como o PT fosse um bibelô que ele pudesse manipular à vontade. 



continua após a publicidade


Ostentava uma posição eleitoral tão triunfal que alardeava a todos que sua reeleição era favas contadas e com grande margem de diferença acima do patamar mínimo necessário para ganhar a eleição no primeiro turno. E já se sentia tão reeleito que já articula sua candidatura a governador do estado. 


Rapidamente as “nuvens no céu” mudaram e o prefeito passou a viver uma CRISE com a veloz perda de liderança política e base partidária que ele julgava ter sob seu controle devido ao fato de estar com a máquina na mão e gozar de uma mega estrutura de formação de opinião e promoção pessoal pelas redes sociais onde nem sempre fica claro a distinção entre a comunicação privada e a comunicação institucional com dinheiro público. 




continua após a publicidade

Com a oposição acuada com cooptações sistemáticas de lideranças de movimentos da sociedade civil e perseguições políticas o prefeito não estava acostumado com o contraditório e não se preparou para a nova conjuntura política, com fortes polos de direita e de esquerda em Vila Velha. 


Mas a esquerda não morreu em Vila Velha. Ao contrário, continuamos ativos, fortes e com boa fatia do eleitorado. Recente pesquisa Atlas Intel, divulgada neste mês de março, mostrou que o PT é o partido mais querido do eleitorado brasileiro, com 34,6% da preferência. Os demais partidos somados estão quase dez pontos percentuais atrás do PT.


A ESQUERDA TEM NOMES E PROJETO DE GOVERNO PARA A CIDADE


O prefeito pensava que tudo na vida da cidade se resolveria soterrando as críticas com milhares de postagens nas redes sociais, impulsionadas pela mega estrutura de comunicação que ele montou nas redes.


Mas nessa nova conjuntura em que boa parte do eleitorado está exigindo definição cada vez mais clara e firme dos candidatos, está com grandes dificuldades de definir a sua identidade política, ideológica e programática para lidar com essa nova situação porque lhe falta conteúdo, falta substância e formação política para isso. Por isso, essas mudanças de rumo apressadas, de um lado para outro, em tão pouco tempo.


continua após a publicidade




O candidato à reeleição perdeu o prumo desde que veio a público a fragilidade de sua liderança no seu partido, o "Podemos”.


Com sua liderança ameaçada nesse partido deu outro passo em falso e foi se articular com os partidos de extrema direita e conservadores, mostrando a sua verdadeira posição ideológica, mas novamente a fragilidade de sua liderança veio a público, quando “o outro candidato a prefeito” que deixou o Podemos por causa da disputa interna com o prefeito o escanteou e assumiu a liderança naquele território político conservador que ele pensava dominar.


Depois mudou mais uma vez de rumo e se virou apressadamente para a esquerda, mas de tão atordoado que está nesta tentativa de cooptar qualquer um que lhe dê uma tintura midiática de esquerda acabou escolhendo um militante que não é de Vila Velha e sim um quadro tradicional da política da Serra.


O aturdimento político se revela na sua atitude mais recente, como a de criar o Dia do Homem exatamente no Dia da Mulher. Cometendo uma gafe que viralizou e virou piada nacional nas Redes Sociais (justamente no meio de comunicação responsável pela ascensão de sua carreira política e onde era considerado um craque).


continua após a publicidade




E ontem, com a intervenção do diretório nacional do PSDB no Diretório municipal restabelecendo a liderança de um adversário do prefeito, mais um partido se afasta da coalizão do prefeito e confirma a CRISE DE LIDERANÇA DE ARNALDINHO e a CRISE DA REELEIÇÃO EM VILA VELHA.


Aproveito essa oportunidade deste diálogo com essa coluna que tradicionalmente sempre garantiu a expressão dos contraditório e a pluralidade de opinião de todas as forças do espectro político capixaba para reafirmar que a Esquerda de Vila Velha está em intenso movimento de mobilização de suas bases para apresentar uma alternativa de poder para a cidade.


Apresentaremos um candidato competitivo e um projeto inovador para realizar de verdade o “salto tecnológico” na gestão pública e no desenvolvimento da cidade como prometido pelo prefeito nas eleições passadas e não cumprido. Vamos implantar o “governo digital com participação popular”, implantar a cidade inteligente, onde a economia ganhe produtividade gerando prosperidade e empregos qualificados com salários altos e os serviços públicos funcionem com eficiência dentro de padrões técnicos e sem politicagem. Acreditamos que dotando a cidade com uma revolução digital de uma cidade inteligente e sustentável, Vila Velha se apresentará com serviços públicos altamente eficientes, com resultados de alta qualidade para a população.


CLAUDIO VEREZA

Ex-presidente da Assembleia Legislativa do ES


-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Comments


bottom of page