A cidade de Vila Velha dá mais um passo importante para a modernização dos serviços de saúde com a implementação da telemedicina, que entrou em operação neste mês. A iniciativa visa facilitar o acesso da população a cuidados médicos de forma ágil e eficiente. (Clique aqui para agendamentos).
A plataforma de telemedicina funciona na sede da Secretaria de Saúde da Prefeitura, no bairro Olaria, e oferece consultas online realizadas por médicos generalistas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Ao todo, nove médicos atendem a população em três turnos diários. O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação, garante uma experiência de atendimento remoto segura e de qualidade.
continua após publicidade
Como Funciona o Atendimento Virtual
Para agendar uma consulta, o morador deve estar cadastrado em sua Unidade de Saúde de referência – o mesmo local onde realiza os atendimentos de rotina. A consulta será realizada por vídeo, e o cidadão deve ter um dispositivo com acesso à internet e câmera para garantir a segurança e eficácia do atendimento.
Facilidade no Acesso a Receitas e Exames
Além das consultas, a telemedicina também oferece a possibilidade de emissão de receitas, requisições de exames e atestados médicos em formato eletrônico, facilitando ainda mais o processo de acompanhamento e cuidados médicos à distância.
Uma Iniciativa para Melhorar o Atendimento à População
Cátia Lisboa, secretária municipal de Saúde, destaca a importância da telemedicina para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. "A telemedicina é uma ferramenta essencial para reforçar o atendimento da rede básica e para atender as demandas espontâneas, garantindo que mais munícipes tenham acesso a consultas médicas de forma rápida e prática", afirma.
Apesar da inovação, as Unidades de Saúde continuam sendo a porta prioritária para o atendimento, e a telemedicina vem como um complemento para ampliar o alcance dos serviços à comunidade. Com essa nova ferramenta, Vila Velha se posiciona como uma referência no uso da tecnologia para a promoção da saúde pública.
Comments