A urna com o fêmur e os ossos do pé da santa ficam originalmente na Basílica de Santa Teresa, em Lisieux, na França.
O relicário com Santa Teresinha do Menino Jesus chega à Grande Vitória na próxima semana, passando por Cariacica e Vila Velha.
continua após publicidade
No dia 02 de julho, ficando inicialmente em um Carmelo de Cariacica. Já no dia 04 de julho, às 10h, segue para a Paróquia Santa Teresinha em Paul. Logo após, às 13h15 o relicário vai para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praia da Costa, onde ficará até a missa de 19h30. Após a missa, as relíquias retornam ao Carmelo de Cariacica.
Na data, estão programadas missas às 10h (Paul) e às 15h e 19h (P. Costa). A visitação poderá ser feita das 10h às 13h em Paul e das 14h às 19h na Praia da Costa.
A visita das relíquias da santa francesa ao Brasil ocorre no marco de dois jubileus, a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, comemorado em janeiro de 2023, e pela celebração dos 100 anos da sua canonização, que ocorrerá em 2025.
Expectativa
A devota Macleia Marques (imagem abaixo), técnica em Segurança do Trabalho, é uma das fiéis que aguarda com expectativa a vinda das relíquias da Santa.
“Minha maior experiência com Santa Teresinha é a minha Vocação Matrimonial. No ano de 2017 estava rezando a Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus com minha amiga Mônica, e um dos meus pedidos era encontrar um bom marido e constituir uma Família. Era domingo de manhã, no período da tarde após o almoço, uma senhora muito querida e amada de nome Ivonete foi ao meu encontro, entregou-me uma rosa e me disse: seu José está chegando, descansa seu coração. Meus olhos se encheram de lágrimas, de emoção e de muita alegria. Naquele dia entendi que aquela rosa era um sinal de Santa Teresinha, e resposta das minhas orações. No mesmo ano em 2017, encontrei meu 'José' em um encontro na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, namoramos, noivamos, casamos e em 2020 o Senhor nos presenteou com uma linda menina chamada Maria Flor, o sobrenome Flor é uma homenagem que eu e meu esposo fizemos à nossa Santa de Devoção, Santa Teresinha do Menino Jesus!”.
As relíquias
Os fiéis poderão visualizar a urna onde estão guardados os ossos da Santa, sendo parte do fêmur e ossos do pé.
Marie-Françoise-Thérèse Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, e faleceu no dia 30 de setembro de 1897, em Lisieux, com 24 anos.
Santa Teresinha do Menino Jesus entrou para o Carmelo de Lisieux, na França, com apenas 15 anos, por especial autorização do Papa Leão XIII.
Em seus escritos, ela ensinou a teologia profunda da simplicidade, chamada “a pequena via”, em que ensina um caminho de fé baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano.
Fotos: Divulgação/Sou Carmelo OCD; Arquivo Pessoal.
Commentaires