Vila Velha registra aumento de 9% no consumo de energia no primeiro semestre. Saiba como economizar.
- Redação
- 21 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Vila Velha registrou um aumento de 9% no consumo de energia no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
continua após publicidade
Esse crescimento coloca a cidade entre as três com maior aumento percentual no estado, com a Serra liderando com 22% e Vitória com 4%. Nos 70 municípios atendidos pela EDP no Espírito Santo, a média foi de 12,56%.
O setor residencial correspondeu ao maior índice de aumento, de 12,3%. As classes comercial e industrial também tiveram expansão significativa, com 8,4% e 3,8%, respectivamente.
O aumento regional de consumo no semestre chegou a 688.346 MW/h (Megawatts/hora), energia que daria para abastecer uma cidade como Vitória, com mais de 323 mil habitantes, por quase 4 meses.
No relatório de julho, o ONS informou que a tendência é de que “a demanda de carga volte a apresentar um crescimento, assim como verificado nos (meses) anteriores”. Em junho, a sinalização era de encerrar o primeiro semestre do ano com um comportamento de crescimento.
O aumento é atribuído às altas temperaturas e ao maior uso de aparelhos de climatização e refrigeração. Em dias muito quentes, a eficiência desses aparelhos diminui, elevando o consumo de energia.
Para economizar, a EDP recomenda o uso consciente de eletrodomésticos, como lavar roupas em grandes quantidades, evitar abrir a geladeira desnecessariamente, e preferir o ventilador ao ar-condicionado quando possível. Também sugere aproveitar a luz natural, usar lâmpadas LED, e manter os aparelhos em bom estado com manutenção regular. Manter a instalação elétrica em boas condições também é fundamental para evitar desperdício de energia e riscos de segurança.
Mais dicas de economia podem ser encontradas no site da EDP.
Comentários