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Vports inaugura ampliação e Allure/Arara Azul anunciam novo porto de R$ 285 milhões





A semana foi agitada para o setor portuário de Vila Velha, marcada por anúncios significativos de investimentos.


Na segunda-feira (23), a Vports deu um passo crucial na expansão de suas operações ao inaugurar um pacote de investimentos obrigatórios previstos no contrato de concessão, totalizando R$ 180 milhões. As melhorias implementadas incluem a recuperação de acessos ferroviários, a restauração de silos horizontais para armazenamento de grãos e a reforma de berços de atracação para navios que transportam combustíveis e ferro-gusa.


Na quarta-feira (25), os grupos Allure e Arara Azul firmaram um memorando de entendimentos para a construção do Terminal Nova Holanda, localizado entre a EAMES e a Prainha da Glória, em Vila Velha. O investimento estimado para o novo terminal é de R$ 285 milhões, com a primeira atracação prevista para ocorrer 22 meses após o início das obras. De acordo com os investidores, o Terminal Nova Holanda (TNH) pode atrair investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão, atuando no descomissionamento de plataformas de petróleo. 


As informações foram noticiadas pela coluna Mundo Business que detalha os investimentos.



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O TNH contará com uma área inicial de 92.600 m² para movimentação de cargas, um píer de 525 metros para atracação, calado de 12,5 metros, além de um heliporto e um futuro parque de tanques.


Vports


Gustavo Serrão, presidente da Vports, destacou: “Em dois anos, realizamos investimentos que correspondem a uma década de aplicações antes da concessão. Nossa meta é aumentar a capacidade de movimentação, diversificar as cargas e otimizar o uso das áreas disponíveis. Em cinco anos, esperamos crescer 80% na movimentação de cargas.”




O pacote de R$ 180 milhões inclui projetos estratégicos, como a revitalização da estrutura ferroviária dentro da área do porto, em Vila Velha. A nova estrutura, conectada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), abrirá uma rota logística entre o Centro-Oeste brasileiro e o Espírito Santo, permitindo o escoamento de aproximadamente 5 milhões de toneladas adicionais de carga. A expectativa é que o ramal ferroviário seja utilizado principalmente para a movimentação de fertilizantes e farelo de soja, aumentando a eficiência e a capacidade operacional do porto. Serrão acrescentou que “as obras realizadas preparam o terminal para acomodar o aumento futuro da demanda, com adequações estruturais que aumentam a capacidade e a agilidade nas operações.”


Dragagem e Novos Contratos


Além das obras já concluídas, a Vports anunciou a destinação de R$ 26 milhões para dragagem, uma medida essencial para garantir que os terminais em Vitória e Barra do Riacho possam receber navios de grande porte, mantendo a profundidade ideal nos canais de navegação.


Esses novos investimentos e contratos, incluindo o firmado com uma empresa da cadeia de petróleo, evidenciam o compromisso da Vports em continuar a expansão de suas operações, consolidando sua posição estratégica no mercado de logística e transporte de cargas.



Com informações de Folha Business






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