top of page

VV foi o único município da GV sem enviar representante a principal evento de educação do país




Oito representantes da Serra, oito de Vitória, dois de Cariacica e NENHUM de Vila Velha na Conae 2024 (foto abaixo). Fato que se soma às recentes denúncias das inúmeras turmas em várias escolas sem professores e livros ‘abandonados’ sem devida utilização colocando em xeque a gestão municipal na área da educação.


continua após a publicidade



Convocada pelo Decreto-Lei n. 11.697/23, a Conae contou com ampla participação da população e da comunidade acadêmica de todo o País. Cerca de 2,5 mil pessoas compareceram à Universidade de Brasília (UnB), durante os três dias de programação, para debater e aprovar as propostas voltadas ao texto final do novo PNE 2024–2034. 


A Conferência é considerada o principal evento de educação do país por ser nele que se discute com educadores de todo Brasil, o documento-referência do Plano Nacional de Educação (PNE), que definiu metas e ações de 2024 a 2034.



continua após a publicidade

Participaram da Conferência 1.847 delegados eleitos nas etapas estaduais, municipais e distrital, da educação básica, educação superior e educação profissional e tecnológica, assim como do setor público e privado. Entre eles, estavam gestores, trabalhadores, docentes, secretários, conselheiros, estudantes, pais, mães e responsáveis. A Conae contou, ainda, com 204 observadores; 78 palestrantes nacionais e internacionais. 


No entanto, “dos 78 municípios, somente Vila Velha e Marechal Floriano não fizeram conferência municipal de Educação, logo, não contribuíram em nada na construção das ementas enviadas para Brasília.” comenta uma educadora.


continua após a publicidade

Vila Velha também sequer enviou algum delegado para representar a cidade na instância máxima de discussões sobre educação no país.


“Temos 52 mil alunos e mais de 3.000 professores efetivos, inaceitável que o município não tenha conseguido se organizar para realizar a etapa municipal e eleger seus delegados para a nacional. Isso demonstra falta de diálogo e medo do que temos que discutir, cobrar, falar, propor” desabafou uma educadora.

-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Comments


bottom of page