top of page

Vídeo - Calor nas escolas | Vereador é hostilizado ao fiscalizar falta de ventiladores

Pais denunciam calor extremo em escola municipal e vereador é hostilizado ao tentar fiscalizar.



Os pais de alunos das escolas municipais de Vila Velha denunciam a falta de condições adequadas à aprendizagem quanto ao ambiente quente, sem ventilação adequada e sequer possuir ventilador. ( Vídeo no final da reportagem)


Ao saber das reclamações dos pais, o vereador Fábio do Vale (Patriota) foi à escola UMEF Joffre Fraga, em Vale Encantado, para averiguar o caso. Chegando ao local, o vereador foi hostilizado por parte da direção escolar na tentativa de impedir a fiscalização, prerrogativa do poder legislativo.




"Esta é a segunda vez que sou impedido de realizar meu trabalho no município de Vila Velha. Neste caso em particular, a Guarda Municipal foi acionada para garantir que eu pudesse fiscalizar a escola. Um boletim de ocorrência foi registrado para a Polícia Civil investigar o caso” denuncia Fábio.


O vereador inclusive destaca que a falta de ventiladores pode ser enquadrada no descumprimento do artigo 104 da LEI n.º 4.100/2003 do município de Vila Velha, que determina que a Prefeitura dará “prioridade à melhoria do ensino nas comunidades mais carentes, mediante: a) melhores instalações físicas e equipamentos das escolas.”




"Desde julho, venho alertando ao diretor sobre as denúncias de falta de ventiladores na sala de aula. Diversos pais e alunos denunciaram e nada foi feito por parte da escola. Como vocês podem conferir no vídeo, a denúncia é real. Na Vila Velha do presente, as crianças estudam em salas sem ventiladores e no calor. O Executivo tem que zelar pela saúde e bem-estar, ventilador é o mínimo para isso” comenta Fábio do Vale.




Medidas adotadas


Segundo o vereador, a secretária de educação será convocada para explicações na Câmara Municipal, foi registrado um B.O com encaminhamento do caso ao Ministério Público e aberta investigação do contrato para ver se a empresa responsável está cumprindo com as suas obrigações.


Nossa opinião


Ventilador? Inaceitável em pleno 2023, em uma região de clima tropical ainda termos escola que a comunidade escolar tem que lutar para ter ventiladores funcionando. Uma gestão eficiente e preocupada com aprendizado escolar deveria garantir ar condicionado em todas as salas de aula. Uma climatização adequada influencia não só o aprendizado, mas também a saúde e bem-estar de professores e alunos.


Buscamos a PMVV para se posicionar sobre os fatos. Até a publicação desta reportagem não tivemos retorno. O espaço segue aberto.


COMO ESTÁ A SITUAÇÃO NA SUA ESCOLA, NO SEU BAIRRO? TEM DENÚNCIA, MANDE PRA GENTE!



Confira vídeo:









0 comentário

Comments


bottom of page